7.28.2008

FMM 2008 - o texto integral

Festivais de Verão 2008
FESTIVAL MUSICAS do MUNDO
Sines, capital da “world music”
Aos 10 anos de idade este popular festival organizado pela Camara Municipal de Sines entrou na adolescência. Comemorou essa entrada com o maior cartaz de sempre – 10 dias de concertos e 40 bandas dos mais variados estilos e oriundas de todos os continentes. Como já vem sendo hábito o festival estendeu-se a Porto Covo e além das noites no castelo (agora totalmente recuperado), alargaram-se as madrugadas na Av. da Praia. O preço dos bilhetes (este ano a 10 euros cada noite) ditou que o castelo não enchesse como em anos anteriores... mas tambem facilitou os movimentos de tanta gente. Ainda me lembro há dois anos não conseguir passar do palco para a saída...
Ao todo assisti a treze concertos e chegou-me! Era impensável estar uma semana em Sines (só se fosse de férias)... ou ir e vir de Lisboa (ao preço que a gasolina está...)... O festival para mim foi sempre o do castelo, confesso que já não tenho pedalada para a Av. da Praia e este ano só tive pena de não ver o fogo de artificio! O festival continua a ser da juventude que à falta de dinheiro frequenta a Av. da Praia onde não se paga... (até ver).
Os pontos altos foram sem dúvida os concertos de Waldemar Bastos que adorou a reação do público, o cantor “folk” italiano Vinicio Capossela tambem esteve bem, a prestação de Justin Adams foi exemplar e a Orchestra Baobab foi a que fez levantar mais pó.
Entrar no castelo e respirar aqueles aromas da vegetação dos rios continua a ser das melhores ofertas que recebemos em Sines. Falando ainda de música o que me agradou mesmo foi o trio Ktu com dois músicos exemplares da banda King Crimson (rock progressivo) e ainda um acordeonista exemplar - Kimmo Pohjonen. Juntamente com a maliana Rokia Traoré foi o único agrupamento a dobrar a sua prestação em Sines, em dez anos de festival. Toda a gente falava no chinés Cui Jian mas as expectativas sairam furadas... é muito conhecido na Ásia mas em Sines soou apagado. Gostei do boné com a estrela vermelha!
Agora só me falta ver em Sines uma orquestra Mariachi (México) e porque não o coro do Exército Vermelho (Rússia)... Ainda não foi desta que um coro alentejano pisou o palco do Castelo em nome próprio... Talvez em 2009! Agradeço desde já todas as facilidades recebidas em Sines. A seguir Festival do Sudoeste na Zambujeira do Mar.
CM

É publicado no jornal Diário do Alentejo de 1 de Agosto - APOIEM A IMPRENSA REGIONAL