7.28.2009

FMM 2009 - o texto do DA




11º FESTIVAL MÚSICAS do MUNDO – Sines
Reggae, blues, mornas, folk, afrobeat, tango, jazz, cumbia… só faltou o cante alentejano!


Terminou no passado sábado dia 25 de Julho o 11º Festival Músicas do Mundo em Sines.
Durante uma semana a cidade de Vasco da Gama foi palco de muitos concertos, que chegaram mais uma vez à aldeia de Porto Covo (23 km a sul).
Os concertos começaram a 17 de Julho e durante três dias, nove bandas passaram pelo palco de Porto Covo.
No dia 20 os concertos chegaram a Sines, recebendo a nova sala do Centro de Artes oito concertos, sempre à tarde…
Depois a partir de 22 de Julho foi a vez do palco principal no castelo se engalanar. Depois do “lanche-jantar” da praxe o povo convidado escutou o projecto Trilhos com o guitarrista Rui Vinagre, sem grande alarido… o primeiro dia no castelo foi algo fraco e a ameaça de chuva fez com que mais de metade dos convidados abalasse… Foi desolador ver o castelo assim…
De seguida Janita Salomé deu um bom concerto sem no entanto entusiasmar o povo… usou a banda de José Salgueiro, Mário Delgado e Yuri Daniel. Mesmo com a chuva miudinha a chatear teve bons momentos.
A galega Uxia esteve bem e aventurou-se nas mornas, no fado e nas canções de folclore português com bom sotaque. Teve em palco alguns convidados de peso que ajudaram a brilhar…
O frio e a chuva também me fizeram perder os Acetre que me disseram foram excelentes. Música da Extremadura espanhola (Olivença) que devia ser portuguesa!
Os concertos no palco da Avenida da Praia às 3 da manhã ficaram desde logo fora do horário… São concertos para a juventude, gratuitos e com bares abertos até de manhã.
No segundo dia de festival assisti ao concerto dos Assobio, um projecto de música electrónica e folclore português que me agradou. O Centro de Artes cheio também gostou das músicas e da voz da moça e obrigou a dois encores.
No Castelo já cheio actuaram os chineses (pareciam mongois) Hanggai, e mostraram como juntar instrumentos modernos e ancestrais num dos melhores concertos deste ano. O povo também gostou… sem no entanto perceber uma palavra do que cantaram.
O cubano Chucho Valdés trouxe a sua “big band” a Sines e nessa noite foi o jazz que brilhou comandado pelo seu piano de cauda. Excelentes músicos e uma vocalista de peso!
Da República Democrática do Congo os Kasäi Allstars, e a música africana a entoar nas velhas muralhas. Musica folk muito bonita e trajes a condizer.
Terceiro dia e as canelas a fraquejarem… era uma odisseia ir à Av. Da Praia e voltar lá acima pela escadaria…
No castelo que voltou a encher, assisti à actuação dos polacos Warsaw Village Band, muito bons por sinal e depois um quarteto algo enfadonho os indianos Debashish Bhattacharya.
O brasileiro Cyro Batista e o projecto “pau no burro” fez estragos. Um dos melhores concertos, muita percurssão, e os músicos norte-americanos aventuraram-se mesmo num tema dos Led Zeppelin “Immigrant Song” e noutro dos King Crimson “21st Century Schizoid Man”, que levaram o público mais idoso às alturas… foi mesmo o melhor do FMM deste ano!
Nesta noite e porque fiquei curioso assisti na Av. Da Praia ao concerto (muito bom por sinal) dos Chicha Libre, uns norte-americanos que se lembraram de voltar a tocar cumbias peruanos como nos anos 70. Bombástico e avenida cheia!
No último dia do FMM 2009 o castelo voltou a brilhar com a música de James Blood Ulmer, um “blues man” sózinho em palco com a sua guitarra eléctrica e muita mestria.
Depois uns filandeses repetentes, os Alamaailman Vasarat já tinham tocado na Av. Da Praia em 2006, voltaram agora para o palco grande! E voltaram bem… a música que tocam é alegre, as gaitas ditam lei e os contrabaixos secundam da melhor maneira.
Para terminar da melhor maneira um mago jamaicano que responde pelo nome de Lee “Scratch” Perry… para arrumar tudo basta dizer que foi o produtor de Bob Marley e é considerado um dos melhores artistas/produtores de sempre!
Excêntrico no vestir (parecia uma árvore de natal dourada), deu um grande concerto, com o apoio de uma grande banda, guitarrista, baixista, baterista… o reggae como deve ser!
Na última noite estava mais gente fora do castelo do que lá dentro.
O fogo de artifcio foi bonito, mas o artista nem parou para apreciar.
Vamos ver o que 2010 nos reseva! Estava para não aparecer mais em Sines... aquele abraço do Carlos Seixas fez-me mudar de opinião... Mudo de ideia se para o ano trouxerem os LENINGRAD COWBOYS...
AM



FOTÓGRAFO de RUA
Perdido na multidão das Músicas do Mundo estava um jovem fotógrafo – Juanan – um viajante espanhol de 25 anos. Um hippie do século XXI com a sua companheira e o seu cão… de máquina polaroid a tiracolo, usa as suas imagens para viver. Fotografa em polaroid, digitaliza, faz cópias e vende a 2 euros cada… simples quanto isso!
Tinha imagens muito bonitas! Não resisti e meti conversa. No final também lhe tirei a foto.